HDT é o primeiro e único hospital de infectologia do País a dispor do título, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), em Goiânia (GO), recebeu a renovação do certificado de Acreditado Pleno – Nível 2, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), após visita de educadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) nos dias 27 e 28 de fevereiro. Gerido pelo associada ao Ibross, Instituto Sócrates Guanaes (ISG), desde julho de 2012, o HDT foi o primeiro hospital de infectologia do país a conquistar o selo de Acreditação Nível 1, em 2014, e, em 2018, recebeu o selo Nível 2, sendo novamente o primeiro e único da especialidade a possuir o título.
A homologação do selo significa que o hospital, além de atender aos critérios de segurança do paciente, também apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as equipes. Durante a visita para avaliar a possibilidade de renovação, foram analisados diversos setores do HDT, entre administrativos e assistenciais, para verificar se a unidade permanece atendendo os requisitos de qualidade tanto na segurança do paciente quanto em gestão integrada.
“Nos dois dias que passamos aqui no HDT avaliando os processos da unidade, o que mais me chamou atenção foi o engajamento da equipe. Os profissionais se sentem parte do processo e, com integração e foco, têm feito desta unidade uma referência. Estão todos de parabéns!”, afirmou a avaliadora líder do IBES, Janine Figueira Rosa.
A equipe do HDT recebeu a notícia da renovação do certificado ONA 2 com entusiasmo. O diretor geral Moisés Wanderley destacou a importância do trabalho de Aline Oliveira, que ocupou o cargo de diretora geral do hospital durante todo o ano de 2018 e que agora é diretora administrativa corporativa do ISG. “Parabenizo a Aline pela integração que conseguiu criar entre os colaboradores enquanto esteve à frente do HDT. Agora vamos rumo à ONA 3”, disse. Já Aline Oliveira afirmou que esse realmente foi o legado que deixou dos seus dois anos como diretora geral. “A integração entre a equipe assistencial e administrativa é fundamental dentro de uma unidade e essa renovação do título vem para mostrar que conseguimos atingir um de nossos objetivos”, disse.
Certificação – A acreditação ONA é um processo voluntário que propõe uma metodologia sobre a qual o hospital é avaliado a cada oito meses, para a manutenção da certificação, e a cada dois anos, para renovação da certificação com novas etapas para obtenção da Acreditação Plena Nível 2 e posteriormente a Nível 3.
Fonte: Instituto Sócrates Guanaes (ISG)