O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), associado ao Ibross, conquistou mais uma vez o reconhecimento por sua excelência no campo da Saúde. A Atenção Primária à Saúde (APS) do ISGH ganhou o primeiro lugar no Eixo Temático Avaliação e Qualidade do Cuidado do Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde (Qualihosp 2023), promovido pelo FGVsaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP, realizado em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de setembro.
Os trabalhos premiados foram “Implantação do Fluxograma de comunicação de reservas e agendamentos para o ambulatório de especialidades do município de Fortaleza” e “Regulação ambulatorial no município de Fortaleza: desafios para a diminuição do absenteísmo”. A gerente administrativa da Atenção Primária à Saúde, Larissa Cruz, autora dos trabalhos ao lado de Meirelene Xerez Cardoso Rios, Kamila Rejane Prist Gadelha Baltazar, Antonia Neyva Rosa e Ana Kelle Almeida da Costa, afirma que o sentimento é de gratidão.
Já o trabalho “Aprimoramento da qualificação de fornecedores de uma Organização Social de Saúde (OSS)” ficou entre os cinco melhores trabalhos no eixo gestão em saúde. Jefferson Ferreira, Analista de Compras 2, autor do trabalho ao lado de Antônia Elma Araújo Gomes e Elisfabio Brito Duarte, explica que a pesquisa buscou verificar o processo de qualificação de fornecedores de uma OSS para que os problemas pudessem ser resolvidos de uma forma mais célere.
O ISGH teve trinta e um trabalhos aprovados para o QualiHosp nos quatro eixos temáticos do evento: gestão em saúde, avaliação e qualidade do cuidado, segurança do paciente, desfecho clínico e experiência do paciente. Dos aprovados, vinte eram do Helv, dois da sede ISGH, cinco do HRVJ, um do HRN e três da APS. Desses trinta e um trabalhos aprovados, vinte e um foram apresentados. Três deles foram escolhidos para apresentação coordenada e dezoito foram apresentados no formato de banner eletrônico.