A inauguração das novas instalações da unidade, que está sob gestão do Viva Rio, aconteceu no último sábado (17)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Viva Rio inauguraram no último sábado (17) a revitalização do Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, com ênfase para as obras no Centro de Emergência Regional (CER) Realengo, a emergência do complexo de saúde. A unidade recebeu melhorias na climatização, acessibilidade e reformas estruturais. O objetivo é reforçar a qualidade dos serviços prestados e trazer mais conforto e segurança aos usuários, além de ampliar a cartela de recursos disponíveis à equipe médica.
O CER Realengo recebeu investimentos em todos os seus setores (salas de atendimento e observação pediátrica, adulta, ortopédica e obstétrica, salas Vermelha, Amarela e de trauma), que ganharam renovações na pintura, forro, iluminação, refrigeração, instalação elétrica e mobiliário. Também foi adquirido um novo tomógrafo e a unidade agora opera com dois equipamentos.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, esteve presente na inauguração das novas instalações do hospital. “O Albert Schweitzer é um símbolo da saúde pública da Zona Oeste, atende mais de 600 pessoas por dia só na emergência. Conseguimos trocar todo o piso, revestimento, mobiliário, deixar a emergência mais ampla e clara para o atendimento médico. Destaco também a reforma da pediatria, que recebeu equipamentos modernos, que vão ajudar a salvar vidas, além das melhorias na maternidade e a aquisição do novo tomógrafo, fundamental para o cuidado dos pacientes”, destaca o secretário.
Para garantir um ambiente mais confortável aos usuários, o sistema de climatização da unidade conta com 256 novos aparelhos e o grupo de geradores foi totalmente modernizado. Também foram feitas adequações de acessibilidade no estacionamento e na emergência adulto, que recebeu ampla revitalização, com nova vidraçaria, novo mobiliário e troca do piso.
Na maternidade, foi aberta uma nova sala e instalada uma banheira para as mães, além de terem sido realizadas reformas nas salas de parto e de observação, no lactário e na sala de apoio à amamentação. Adequações estruturais foram realizadas ainda nos setores de saúde mental, farmácia, laboratório, salas de raio-x, banheiros, copas e auditório.
A unidade também ganhou uma nova sala destinada aos profissionais do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI).
José Ricardo Pacheco, coordenador geral de Saúde do Viva Rio, relembra os avanços da gestão da organização no Albert Schweitzer. “Quando chegamos ao Albert, em abril de 2021, encontramos um hospital desabastecido, sem equipes, operando com capacidade reduzida. Iniciamos um trabalho de reestruturação na unidade, onde recuperamos totalmente a excelência que ela é capaz de oferecer. Hoje o Albert tem uma resolutividade maior, uma grade assistencial muito maior do que a originalmente planejada e teve todos os seus processos recuperados. É um hospital de referência para a Secretaria de Saúde, do qual o Viva Rio tem muito orgulho”, comenta.
O Complexo Hospitalar de Realengo, que inclui o Hospital Albert Schweitzer e o CER Realengo, realiza, mensalmente, cerca de 13 mil atendimentos na emergência, 1.400 internações, 300 partos e 600 cirurgias, além de 90 cirurgias ginecológicas via Sisreg. Em 2023,foram realizados mais de 151 mil atendimentos emergenciais, 16.546 internações, mais de 3 mil partos e quase 7 mil cirurgias, além de 1.100 cirurgias ginecológicas via Central de Regulação.