No dia 04/07, os gerentes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 26 de Agosto, Tito Lopes, Júlio Tupy, Cidade Tiradentes, Atualpa e Pronto Atendimento (PA) Glória receberam o selo “Unidade Amiga do Coração”. A entrega foi realizada pela Diretora-Presidente Irmã Rosane Ghedin, também vice-presidente do Ibross.
O selo indica a implantação da linha de cuidado do infarto agudo do miocárdio na cidade de São Paulo, em cada uma dessas unidades, bem como o treinamento do seu corpo de profissionais.
Lançado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio da Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar (SEAH), o trabalho de capacitação da rede pré-hospitalar, iniciado em 2019, alcançou cerca de cinco mil profissionais por ano e teve continuidade, inclusive, durante a pandemia de Covid-19. Atualmente, 100% das unidades estão capacitadas e fazem parte da linha de cuidado de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
De acordo com a supervisora técnica da UPA Tito Lopes, Marta da Rocha Silva, a unidade chegou a receber 80 pacientes por dia com dor torácica e diagnóstico de infarto com supra, que foram atendidos e trombolisados em tempo. “A linha de cuidado permite o encaminhamento e a resolução rápida dos casos. Uma das preocupações na unidade pré-hospitalar é a melhora da comunicação, para que o paciente, ao entrar na unidade, receba o diagnóstico rapidamente,” esclareceu Marta da Rocha Silva.