O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) anuncia a implantação de um sistema de rastreamento de enxoval hospitalar. A tecnologia utilizada permite controlar a circulação de roupas e peças de cama e banho, facilitando a gestão do estoque e a distribuição das peças.
O Supervisor de Governança, Felipe Almeida, disse que a técnica utilizada é o RFID (Radio Frequency Identification), que consiste em fixar um chip eletrônico em cada peça do enxoval, permitindo que o rastreamento seja feito por leitores móveis. “Com o RFID, conseguimos monitorar a condição dos enxovais e unissex de forma rápida, evitando evasões e assegurando que cada paciente e colaborador os recebam com qualidade”, explicou.
A leitura é feita no início do plantão, assim que o colaborador recebe o material, e ao final do plantão, quando o material é devolvido. Para evitar evasão de peças do enxoval, foram instaladas oito antenas que emitem um sinal em caso de saída do colaborador com o unissex, por exemplo. “Esse monitoramento diário e a atenção aos detalhes não só melhora a eficiência operacional, mas, acima de tudo, reforça nosso compromisso com a qualidade da assistência e serviços de apoio, proporcionando um ambiente mais seguro e confortável para todos”, afirmou Felipe.