Entidade irá gerenciar o Centro de Tratamento de Malformação Craniofacial (CTMC) da unidade
A Fundação do ABC (FUABC), associada do IBROSS, acaba de vencer mais um chamamento público da Secretaria de Estado da Saúde. Desta vez, para gerenciar o Centro de Tratamento de Malformação Craniofacial (CTMC) do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos (SP), que há 18 anos é referência no tratamento de pacientes com fissuras labiopalatinas (FLP), popularmente conhecidas como lábio leporino, e malformações craniofaciais congênitas.
O plano de trabalho da FUABC tem como objetivo garantir que todos os pacientes que necessitam de serviços especializados nesta área tenham acesso adequado a tratamentos e acompanhamentos, inclusive com suporte de psicólogos para apoio abrangente e humanizado. O processo inclui a identificação das necessidades individuais dos pacientes, a realização das terapias necessárias para o seu desenvolvimento e a execução de procedimentos cirúrgicos para melhorar a funcionalidade e a estética dos pacientes.
No local, a FUABC já responde pela gestão de 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (10 pediátricos e 30 adultos). A assinatura do novo contrato foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 19 de novembro. O valor é de R$ 184,6 mil mensais ou R$ 2,2 milhões ao ano. O serviço sob a gestão da FUABC teve início nesta segunda-feira (25).
O funcionamento do CTMC será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, por equipe multidisciplinar. Os atendimentos serão ofertados de forma agendada e preveem consultas e retornos de acordo com as necessidades dos pacientes.