O Pronto Atendimento referenciado do Hospital Municipal de Parelheiros (HMP), localizado no extremo sul de São Paulo, já está em operação. A unidade, gerida pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) – associada Ibross, vai beneficiar mais de 2,5 milhões de moradores dos distritos de Parelheiros, Marsilac e outros bairros.
O HMP conta, inicialmente, com pronto atendimento com sete especialidades: ortopedia, saúde da mulher/violência, clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Gradativamente outras especialidades serão inauguradas, como: cardiologia, endocrinologia, neuroclinica, proctologia e urologia.
Leia a notícia na íntegra:
Hospital Municipal de Parelheiros vai beneficiar mais de 2,5 milhões de moradores do extremo Sul de São Paulo
Pronto Atendimento da unidade, gerenciada pela SPDM, foi inaugurado nesta quinta-feira (29) pelo prefeito João Dória e pelo secretário municipal da Saúde Wilson Pollara
O prefeito João Dória e o secretário municipal de Saúde, Wilson Modesto Pollara, inauguraram nesta quinta-feira (29) o Pronto Atendimento referenciado do Hospital Municipal de Parelheiros (HMP), localizado no extremo Sul da capital. Agora os moradores dos distritos de Parelheiros e Marsilac, assim como de outros bairros, poderão contar com atendimento em um equipamento de saúde municipal que dará suporte para outros serviços de saúde da região, como Unidades Básicas de Saúde, a partir de seu pleno funcionamento.
Os recursos para o custeio do hospital serão advindos das receitas gerais da Prefeitura de São Paulo. Foi realizado um chamamento público em outubro de 2016 e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) foi selecionada para administrar a unidade em parceria com a Prefeitura.
O HMP contará, inicialmente, com pronto atendimento com sete especialidades: Ortopedia, Saúde da Mulher/Violência, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, sendo que gradativamente abrirá outras especialidades como: Cardiologia, Endocrinologia, Neuroclinica, Proctologia e Urologia.
Será possível realizar, ainda, exames de eletrocardiograma, raio-X e ultrassonografias geral e obstétrica. Para eventuais atendimentos de emergência, disponibilizará equipamentos, como carro de emergência, desfibrilador com monitor e marcapasso transcutâneo, ventilador pulmonar, monitor cardíaco e bomba de infusão
Também serão disponibilizados 29 leitos entre adultos e pediátricos, além de serviços de inalação, medicação e de sutura. O PA infantil contará, ainda, com brinquedoteca e fraldário.
Posteriormente será entregue o setor de ginecologia e obstetrícia, com mais de 40 leitos, entre internação ginecológica, e alojamento conjunto para a obstetrícia e uma Unidade Neo-Natal com 27 leitos. A unidade, contará, ainda, com cinco leitos de cuidados semi-intensivos e um setor de internação psiquiátrica com 10 leitos.
O Hospital oferecerá também mais de 50 leitos de internação clínica, 60 leitos de internação cirúrgica, cerca de 35 leitos de UTI e outros semi-intensivos, além do apoio diagnóstico e terapêutico, com um serviço de imagem que inclui mamografia (inclusive para portadores de necessidades especais), tomografia e ressonância magnética, entre outros.
“Como qualquer outra unidade de saúde, estamos entregando o Hospital de Parelheiros gradativamente. A capacidade total de atendimento da unidade deverá ser atingida até o final deste semestre”, explica Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde.
Com a entrega total, a população contará com atendimento nas especialidades de Cardiologia, Endocrinologia, Urologia, Ginecologia/Obstetrícia e Clínica Geral, além de prontos-socorros adulto e pediátrico, maternidade e centro de apoio de diagnóstico.
Sobre a unidade
Localizado em terreno de 110 mil m², o hospital tem área construída de 40 mil m² e beneficiará uma população estimada em cerca de 2,7 milhões de pessoas e mais, especificamente, a de Parelheiros, com 200 mil moradores. Uma premissa do novo hospital é a preocupação com o meio ambiente, como explica Nacime Salomão Mansur, Superintendente de Instituições Afiliadas da SPDM. “Teremos no Hospital um sistema de automação predial, que possibilitará o uso racional de energia, água e climatização, por meio do monitoramento e controle dos diversos subsistemas. O local também contará com acessibilidade universal, bicicletário e brinquedoteca”, finaliza.