João Romano, diretor-executivo da CEJAM, discursa em abertura do evento
Nesta quinta-feira (23), o CEJAM, associado Ibross, promoveu o 9º Prêmio Dr. João Amorim de Pesquisa e Inovação Aplicada – iniciativa que visa reconhecer soluções inovadoras e aplicáveis no aprimoramento do Sistema Único de Saúde. Realizado no auditório da organização, e com transmissão via YouTube, a cerimônia reuniu gestores e colaboradores para prestigiar o momento.
João Romano, gerente executivo da Instituição, abriu o evento lembrando a trajetória do patrono do CEJAM, Dr. João Amorim, médico obstetra com 65 anos de atuação profissional dedicada à saúde. Junto com o Dr. Renato Tardelli, diretor técnico do Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde (CEGISS), Romano destacou a relevância do prêmio em incentivar novos olhares e ideias criativas.
“Ao longo deste ano, muitos colaboradores se dedicaram a apresentar seus trabalhos e se mobilizaram para que ações fossem implementadas, e que muitas outras estão sendo construídas, discutidas e aprimoradas”, afirmou.
Dr. André Ramalho, gerente de saúde corporativa, e Dr. Abel Meneses, gerente técnico regional, explicaram os métodos de seleção dos premiados e apresentaram os resultados da área de Pesquisa e Inovação Aplicada (PEAP). Apenas em 2023, foram 22 artigos publicados na revista técnico-científica do CEJAM e mais de 300 trabalhos em eventos científicos.
“Juntos, já estamos avançando em direção a um futuro promissor para a nossa organização. Vocês já estão trilhando o CEJAM do amanhã, fazendo o CEJAM de hoje”, enfatizou Dr. André.
Em seguida, Dra. Maria da Glória Zenha, assessora técnica do CEGISS, destacou o aspecto transformador das iniciativas desenvolvidas nas unidades sob gestão da Instituição. “As pesquisas que recebemos são realmente interessantes e transformam a vida das pessoas em vários sentidos. Transformam a vida daqueles que são assistidos, das pessoas que fazem a gestão e dos profissionais que estão trabalhando, porque ter uma ideia aceita, trabalhada e valorizada também muda a realidade dessas pessoas.”
Premiação
Para definir os premiados, a comissão organizadora selecionou trabalhos apresentados no 2º Simpósio de Humanização, 1º Encontro de Saúde Mental e 2º Simpósio de Segurança do Paciente, realizados ao longo do ano.
Durante a cerimônia, 15 trabalhos receberam o certificado de menção honrosa. Já a entrega do troféu e do certificado do Prêmio Dr. João Amorim foi dividida em duas categorias: Pesquisa e Inovação Aplicada, premiando três trabalhos em cada grupo.
No encerramento, Dr. Mário Santoro Júnior, gerente de desenvolvimento institucional, Dra. Janete Maculevicius, presidente do CEJAM, e João Romano parabenizaram os vencedores. “O CEJAM cresce todos os dias, e com a inovação, a pesquisa e o estudo, enfrentamos os novos desafios que a sociedade nos apresenta e as necessidades da nossa população”, finalizou Dra. Janete.
Os trabalhos premiados podem ser conferidos na íntegra na Revista Técnico-Científica do CEJAM no site.
Confira os premiados
Prêmio Dr. João Amorim – Categoria Pesquisa
– 1º lugar: “Implantação do modelo biopsicossocial em um centro de reabilitação física para acompanhamento da funcionalidade” do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Santos
– 2º lugar: “Implantação do timeout cirúrgico odontológico em Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo” do Núcleo Técnico Regional SP
– 3º lugar: “Aplicação do ciclo de melhoria para redução de lesão por pressão em um pronto socorro referenciado” do Hospital Estadual de Franco da Rocha
Prêmio Dr. João Amorim – Categoria Inovação Aplicada
– 1º lugar: “Potencializando a gestão do cuidado na rede de atenção à saúde com técnicas e recursos de inteligência de negócios”
– 2º lugar: “Revitalizando a Atenção Primária à Saúde: a implantação do concierge para a experiência centrada no paciente”
– 3º lugar: “Experiência do paciente no serviço de oncologia do Hospital Estadual de Franco da Rocha”
Menção Honrosa – 2º Simpósio de Humanização
– “Odonto para todos: atendimento odontológico para pessoas em situação de rua” da AMA/UBS Jardim Capela
– “Placentária obstétrica: eternizando a vida” da equipe Parto Seguro do Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha
– “A importância do espaço lúdico na humanização da assistência em saúde infantil” da AMA 24h Capão Redondo
– “UBS na Rua: proximidade na forma do cuidar da Atenção Primária” da UBS Jardim Maracá
– “Organização humanizada nos fluxos de pacientes numa unidade de urgência e emergência” do Pronto Atendimento Jardim Macedônia
Menção Honrosa – 1º Encontro de Saúde Mental
– “Ampliando a rede de ouvidores de vozes” do CAPS Adulto II Jardim Lídia
– “Jardim dos Sentidos” da UBS Jardim Comercial
– “Prevenção ao bullying e à violência autoprovocada: relato de intervenção com adolescentes em escola” da UBS Horizonte Azul
– “CAPS Trilha: saúde mental no beco, na favela, na rua ou na viela” do CAPS Álcool e Drogas III Jardim Ângela
– “Rolê terapêutico: um recurso de promoção de cuidado, autonomia e cidadania” do CAPS Infantojuvenil II M’Boi Mirim
Menção Honrosa – 2º Simpósio de Segurança do Paciente
– “Comunicação efetiva: rede assistencial de saúde e atenção hospitalar para a transição do cuidado de alta” da Santa Casa de São Roque
– “Monitoramento e planejamento de melhorias dos casos de infecção de sítio cirúrgico” do Hospital Dia Campo Limpo
– “Sensibilização ao Protocolo de Sepse: utilização do escape room como metodologia de apoio” do CEGISS
– “Desafios e soluções: cirurgia segura em visita domiciliar, uma jornada de segurança e empatia” da UBS Luar do Sertão
– “Intervenção farmacêutica como ferramenta para promover a segurança do paciente hospitalizado” do Hospital Geral de Carapicuíba