O evento contou com a apresentação dos projetos de pesquisa realizados pelos residentes da unidade para qualificação profissional
O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou no dia 13 de dezembro a cerimônia de qualificação dos projetos de pesquisa desenvolvidos no programa de residência multiprofissional em saúde funcional e reabilitação (R2). O evento marcou um importante passo na formação dos dez residentes das áreas: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem.
Na reta final da Residência Multiprofissional em Saúde, os trabalhos apresentados foram resultado de dois anos de dedicação intensa. Os projetos começaram a ser elaborados ainda no primeiro ano de residência (R1) e foram aprofundados durante o segundo ano (R2). A etapa de qualificação acontece no final do programa e tem como objetivo principal submeter os projetos à avaliação de uma banca composta por especialistas experientes. Esse processo é fundamental para aprimorar a qualidade dos trabalhos antes das defesas finais, que serão realizadas na Secretaria de Saúde.
Aline Rosa da Costa, supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, ressaltou que os programas de residência da instituição formam profissionais altamente especializados para a atuação em saúde. “A formação alia prática intensa no serviço a um aprofundamento teórico de qualidade, proporcionando uma base sólida para o exercício profissional. Esses programas contam com o suporte de uma equipe de preceptores, tutores e coordenadores de excelência, que acompanham e orientam o desenvolvimento dos residentes.”
Os residentes são constantemente estimulados a produzir pesquisas científicas, como destaca Aline: “Na última sexta-feira, tivemos as bancas de qualificação dos trabalhos acadêmicos, onde ficou evidente o rigor metodológico e a consistência dos conteúdos apresentados, com foco em reabilitação e readaptação.”
“A qualificação permite que os residentes recebam contribuições valiosas sobre seus trabalhos. A ideia é que as considerações da banca contribuam para uma melhor estruturação e escrita, além de garantir que os resultados estejam bem consolidados. Isso prepara o residente para o próximo passo: a publicação dos artigos”, reforça a equipe de Ensino e Pesquisa do Crer.