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Ferramentas de gestão e monitoramento dos melhores hospitais públicos viram exemplo para outras instituições

Semana da Ética destacou as instituições hospitalares integralmente financiadas pelo SUS mais eficientes, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos pacientes

 “É possível fazer saúde pública de qualidade com recurso 100% público”. Com essa afirmação o presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, Flávio Clemente Deulefeu, deu início aos trabalhos do segundo dia da Semana da Ética, promovida pelo Instituto Ética Saúde, entre 2 e 4 de maio. A apresentação dos cases de sucesso dos primeiros colocados do ‘Prêmio IBROSS Melhores Hospitais Públicos do País’ foi na sede da Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (FEHOESP)/Sindicato Patronal do setor privado da saúde em São Paulo (Sindhosp), na capital paulista.

“A importância deste debate é extrema, uma vez que apenas 25% dos brasileiros contam com assistência da rede suplementar e os outros 75% dependem basicamente da rede pública”, contextualizou o presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Eduardo Winston Silva. 42% dos hospitais do país estão sob administração pública, com um modelo de administração por meio de parcerias público-privadas, com contratos de gestão com Organizações Sociais da Saúde (OSS). “As OSS têm desafios inerentes ao atendimento ao SUS, entre eles o curto prazo dos contratos que gera um entrave ao planejamento. Sem contar que a narrativa criada em torno das PPPs gerou uma desconfiança generalizada. Mas existem sim caminhos e modelos bem-sucedidos”, complementou.

As quatro primeiras instituições do SUS mais eficientes, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos pacientes, pelo prêmio IBROSS foram: Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Franceschini (SP), Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, de Fortaleza (CE), Hospital Geral de Itapecerica da Serra (SP) e Hospital Estadual de Diadema (SP), representados, respectivamente, por Mauricio Wesley Perroud Jr., Francisco Denys Briand Cunha Vieira, Ana Carolina Merce e Mario Hideo Kono, que apresentaram as ferramentas de gestão e monitoramento interno desenvolvidos. “Em comum eles mostraram capacidade de adaptação, flexibilidade das ações e uso de métodos que permitem o ganho de eficiência”, resumiu o presidente do IBROSS.

“Esses quatro exemplos mostram que é possível empregar o dinheiro público com excelência. Vamos trabalhar para que tais requisitos de atuação sejam replicados em outros hospitais. A gestão pública eficiente é uma realidade que pode e deve ser alargada”, afirmou o diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli.

Na segunda parte do evento, a diretora de conformidade da Associação de Gestão, Inovação e Resultados (Agir), Helca de Souza Nascimento, falou sobre eficiência da produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados e o gerente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Ângelo Ramos Santos, apontou modelos de excelência operacional na gestão de hospitais públicos.

Os debates do segundo Dia da Semana da Ética mostraram que não importa o modelo de gestão adotado, a atuação ética (com mecanismos eficazes de governança) gera maior confiança entre as partes interessadas; estabelecida a confiança, é possível prestar serviço de reconhecida excelência com grande eficiência; e que unidades hospitalares bem administradas gozam da admiração dos pacientes que servem e, consequentemente, geram um forte sentido de pertencimento e realização em seus profissionais.

O presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Eduardo Winston Silva, exaltou todas as iniciativas apresentadas, o trabalho que cada gestão está fazendo e a importância de divulgar para outros hospitais, mas também chamou atenção para a urgência em trazer outros segmentos para tornar a saúde mais eficiente. “A função do IES é chamar outros elos da cadeia para dialogar e juntos discutirmos como tornar as interações menos onerosas. Para isso, a questão da confiança e da ética deveria ser uma premissa básica”, finalizou.

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