Fhemig abre edital para seleção de consórcios ou entidades sem fins lucrativos para gerir hospital e fortalecer serviços de saúde em Três Corações
Com a proposta de melhorar o acesso do usuário SUS de Três Corações e 50 municípios do Sul de Minas aos serviços de saúde, foi publicado hoje (12/10), pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), associada Ibross, o edital para seleção de consórcios públicos intermunicipais ou entidades sem fins lucrativos para a prestação de serviços no hospital pertencente à Casa de Saúde Santa Fé. A proposta compreende a cessão gratuita do imóvel do hospital, hoje com 20 leitos de cuidados prolongados, e a doação dos bens móveis.
Os demais serviços oferecidos pela CSSFé, incluindo a Linha de Cuidado das Pessoas Acometidas pela Hanseníase, serão mantidos sob gestão da Fhemig. Também será garantido a esse usuário o uso dos equipamentos e da estrutura do hospital, ou seja, todo suporte de leito hospitalar e propedêutica básica laboratorial e de imagem.
Vale ressaltar que, no setor saúde, as entidades filantrópicas desempenham papel crucial desde a fundação dos primeiros hospitais no Brasil. Estas instituições foram responsáveis por grande parte da assistência hospitalar, especialmente antes da consolidação do SUS, contribuindo, historicamente, com cerca de um terço da capacidade hospitalar instalada. Além disso, os consórcios públicos intermunicipais atuam no SUS desde a década de 90, reconhecidamente auxiliando na efetivação das políticas de saúde pública.
O edital prevê, detalhadamente, critérios e resultados esperados que configuram e asseguram a eficiência da assistência a ser prestada à população. Alguns deles:
– Adequação da estrutura e bens às necessidades da rede SUS;
– Continuidade dos serviços assistenciais vocacionados da CSSFé, inclusive com a manutenção de retaguarda de atendimento da Linha de Cuidado das Pessoas Afetadas pela Hanseníase no hospital;
– Ampliação do acesso aos serviços assistenciais hospitalares para toda a microrregião de Três Corações;
– Melhoria das condições físicas do hospital, mediante aprovação conjunta.
CSSFé
A Casa de Saúde Santa Fé (CSSFé) foi fundada em 1942 para atender à então política sanitária da hanseníase, que criou o modelo de “hospitais-colônias”. Com o avanço da medicina, esses tratamentos passaram a ser ambulatoriais e as unidades foram revocacionadas, mantendo a Linha de Cuidado das Pessoas Acometidas pela Hanseníase e ampliando essa expertise para a reabilitação de pacientes que demandam cuidados prolongados.
Atualmente, a instituição tem 20 leitos de clínica médica e possui, ainda, o Ambulatório de Dermatologia Sanitária. A Casa de Saúde também oferece atendimento domiciliar aos pacientes hansenianos asilares.
A iniciativa visa alcançar o objetivo estratégico do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado PMDI/MG 2019-2030 de “Proporcionar acesso a serviços de saúde de qualidade” por meio de “novos arranjos que garantam a prestação de serviços públicos com qualidade”.