O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), ligado à Secretaria de Saúde do Recife, tornou-se o primeiro hospital público de Pernambuco Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação Nível 1 concedida ao serviço atesta a qualidade e a segurança da unidade.
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a Organização trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.
Na Acreditação Nível I são avaliadas todas as áreas de atividades da Instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O hospital superou em 80% os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA, que são referência nacional e reconhecidos no exterior, e em 90% os requisitos CORE, que são de alta prioridade e importância, com impacto direto na segurança do paciente, como os protocolos das Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
A Certificação foi um projeto idealizado desde o primeiro ano de funcionamento do HECPI. O Certificado é válido por dois anos e por isso requer uma contínua manutenção dos processos da unidade.
A visita de auditoria foi realizada pela DNV, Instituição Credenciada pela ONA, nos dias 5 e 6 de dezembro, e a homologação do resultado foi publicada pela Organização esta semana. A conquista acontece após o hospital se dedicar integralmente ao projeto, realinhando processos a fim de entregar um cuidado centrado na segurança do paciente.
“A Acreditação é um processo em que todos ganham porque os processos são aprimorados, o paciente se beneficia, nós crescemos profissionalmente e nos fortalecemos enquanto equipe. A Certificação foi conquistada a muitas mãos, envolvendo o empenho de todos os profissionais da unidade”, comenta a Diretora Geral do HECPI, Ana Vidon.