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Helv lança Liga da Segurança do Paciente para reforçar protocolos de segurança

O Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, ganhou um reforço de peso para aumentar a adesão dos colaboradores às metas internacionais de segurança do paciente. Nesta quarta-feira, 4, tomou posse a Liga da Segurança do Paciente. A iniciativa é formada por 25 colaboradores de várias categorias profissionais que devem contribuir para o aprimoramento e implementação dos protocolos relacionados ao tema no ambiente hospitalar.

A cerimônia de posse foi prestigiada pelos membros da Comissão de Segurança do Paciente (COSEP) e da direção da unidade. Para o diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, a expectativa é que o grupo possa multiplicar a cultura de segurança do paciente na unidade. “Que a segurança do paciente não seja apenas um protocolo, mas que seja a nossa vivência diária neste hospital”, enfatizou.

A diretora de gestão do cuidado, Kessy Aquino, ressaltou que a iniciativa da Liga vai fortalecer ainda mais o trabalho dos profissionais. “Vocês vão perceber que nossas ações terão muito mais sentido, porque o cuidado e a segurança do paciente são estratégicos. Espero que a Liga possa dar mais leveza e fluidez às nossas ações e que todo mundo possa entrar no clima da segurança do paciente”, afirmou. Estiveram presentes ainda a diretora administrativa, Rafaela Neres, e o diretor clínico, Wlademir Roriz.

Objetivo é contribuir

Durante a posse, os participantes se mostraram entusiasmados em contribuir na melhoria das ações de segurança. A enfermeira intensivista Maria Solange dos Santos escolheu atuar na Liga a partir da equipe da Segurança Medicamentosa. O assunto foi seu objeto de estudo no doutorado e agora no pós-doutorado. “Eu acho que a gente precisa melhorar ainda muita coisa. Eu gosto muito do cuidado centrado no paciente. Sou enfermeira por opção, eu gosto do que eu faço, mas ainda encontro muitos percalços no caminho. Mas eu não mudo minhas inquietações, aprendo a lidar com elas, principalmente na parte medicamentosa, na parte de prescrição. Estou aqui para ajudar e para contribuir.

O auxiliar de Farmácia, Thyago Martins, também integra a equipe da Segurança Medicamentosa. Aluno do último semestre de Farmácia, viu na Liga uma oportunidade de se aproximar ainda mais da temática. “Lá na faculdade eu sempre me interessei por essa parte de farmacovigilância, farmacoepidemiologia e eu fui monitor no setor de farmacologia também. Então, é uma área muito complexa, mas muito bonita. E é muito importante a gente ter essa questão da segurança medicamentosa, porque o medicamento é uma das principais tecnologias que utilizamos aqui no hospital”, afirmou.

A Missão da Liga

Sob a supervisão de membros da COSEP do Helv, os participantes vão atuar em sete grupos, cada um correspondente aos protocolos de segurança: Identificação Segura; Comunicação Efetiva; Segurança da Cadeia Medicamentosa; Cirurgia Segura; Higienização das Mãos; Prevenção de Lesão por Pressão; Prevenção de Quedas.

Ao longo do semestre, os membros da Liga devem participar dos treinamentos relacionados ao tema, seja no planejamento ou na execução; realizar toda semana discussões de casos de segurança do paciente com as equipes e fazer as caminhadas de segurança, metodologia que utiliza uma lista de verificação para acompanhar se as metas internacionais de segurança do paciente estão sendo cumpridas.

O Gerente de Qualidade e Segurança do Helv, Jonis Albuquerque, ressalta que há uma participação diversa na Liga. “Inicialmente abrimos o chamado de participação para categorias da assistência mais próximas ao cuidado com o paciente e ficamos muito felizes que outros profissionais nos procuraram para participar. Temos aqui recepcionistas, auxiliares de farmácia e laboratório, por exemplo. É muito importante essa participação, porque às vezes são ações que ficam apenas nos gestores”, ressaltou o gerente.

No Helv, a Liga da Segurança do Paciente marca o início das atividades relacionadas ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, que é comemorado no próximo dia 17 de setembro. A data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para aumentar a conscientização e incentivar ações que melhorem a qualidade do atendimento.

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