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Hospital Mário Covas recebe recertificação de qualidade internacional ‘Qmentum’

Entrega simbólica contou com presença de representante da Quality Global Alliance (QGA), instituição avaliadora

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André (SP), recebeu uma a placa simbólica da reacreditação Internacional Qmentum, nível Diamante. A cerimônia no auditório do hospital contou com a presença de diretores, colaboradores e de representante da Quality Global Alliance (QGA), instituição avaliadora do processo.

Ao todo foram três dias de visitas de reacreditação junto aos avaliadores da QGA. A conquista reflete o compromisso da instituição com a qualidade e segurança do atendimento, a partir de processos sólidos e de ações permanentes direcionadas à melhoria contínua dos serviços prestados.

O dr. Adilson Cavalcante, diretor-geral do HEMC, destacou a importância da conquista para a instituição. “Hoje é um dia muito feliz. Temos a ONA (selo da Organização Nacional de Acreditação) nível máximo, Qmentum internacional e agora passamos por fases de recertificações. Isso é maturidade. Em comparação com o Estado de São Paulo e o País, representamos 10% dos serviços hospitalares do SUS que possuem essa conquista. Não significa que chegamos ao patamar máximo, pois a saúde sempre impõe muitos desafios. Mas, estamos todos de parabéns. Desde 2001 seguimos trabalhando pelo SUS, em prol do melhor atendimento aos nossos pacientes”, disse o diretor.

A diretora Administrativo-Financeira do Hospital Mário Covas, Heloísa Molinari, ressaltou o impacto positivo da reacreditação. “O Qmentum simboliza uma conquista muito merecida. Não é apenas um quadro na parede. É a certeza de que os nossos processos internos funcionam. Enraizar esse fluxo faz muita diferença. O sentimento é de muita gratidão pelo empenho e dedicação de todos neste processo”, afirmou.

Dr. Adilson Cavalcante e Heloísa Molinari

“Não conseguiríamos seguir neste rumo de excelência os colaboradores, que são a força motriz do hospital. Agradecemos a todos por mais essa conquista”, completou o diretor-técnico da unidade, Dr. Celso Alessandro de Andrade.

Camila Covello, diretora executiva da Quality Global Alliance, realizou a entrega simbólica da placa à Diretoria da unidade. “O Hospital Mário Covas tem uma maturidade realmente muito alta. Não vemos isso normalmente por aí. É um dos poucos serviços no mundo nível Diamond, e estamos falando de 45 países. Para se ter ideia, cerca de 40% dos hospitais de Montreal, no Canadá, ainda são nível Gold. O HEMC tem a qualidade no coração e as equipes devem celebrar muito essa conquista. Pois, mais difícil do que a conquista da certificação, é ser recertificado. Parabéns a todos”.

Camila Covello, diretora executiva da Quality Global Alliance

Segundo a representante da QGA, alguns pontos fortes da unidade foram considerados determinantes para a manutenção desta acreditação. O projeto Lean nas Emergências, que facilitou a comunicação multiprofissional e a excelência no uso de recursos; a reestruturação do acesso ao paciente cirúrgico; as campanhas de envolvimento de pacientes e familiares na prevenção de infecções na área de Oncologia, com foco em higiene; e as ações de sustentabilidade ambiental, que trouxeram redução na geração de resíduos infectantes.

A enfermeira do Núcleo de Qualidade do HEMC, Gisele Rabelo de Souza, estendeu o agradecimento a todos os colaboradores. “A qualidade não é um setor. A qualidade está dentro da área de cada um. Essa conquista é fruto do empenho e dedicação de todos. E é um esforço que não tem fim, pois entramos numa embarcação da qual não desceremos mais. Não existe volta. Seguiremos nesta jornada pela busca de melhorias contínuas”, finalizou.

Reconhecimento global

A Quality Global Alliance é cocriadora da maior e mais inovadora Aliança Global para o desenvolvimento e implementação de padrões mundiais de excelência em saúde, com foco nas pessoas. Os padrões de avaliação utilizados são da Health Standards Organization (HSO) e sua metodologia internacional Qmentum nasceu no Canadá, através da Accreditation Canada, desenvolvida por meio de um processo rigoroso com contribuição de especialistas, clientes e prestadores de serviços de saúde.

A HSO aplica os princípios orientadores de parceria com pacientes ao elaborar não apenas seus padrões de serviços sociais e de saúde, mas também ao desenvolver recursos de apoio e orientações, ferramentas de avaliação e identificação de práticas de liderança. Isso é feito para apoiar prestadores de serviços sociais e de saúde na implementação e demonstração de práticas eficazes de engajamento e cuidado centrado nas pessoas.

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