As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) concederam os certificados de conclusão a 111 residentes, médicos estagiários e fellows que nos últimos anos se dedicaram a sua qualificação profissional por meio dos programas de Residência Médica, Multiprofissional e Bucomaxilofacial da instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. Marcada por homenagens e agradecimentos, a cerimônia de formatura aconteceu no dia 14 de janeiro, no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), no coração de Salvador, e reuniu as turmas de formandos e seus familiares, além de gestores, líderes e profissionais da OSID.
Durante a cerimônia, receberam os títulos de novos especialistas os residentes médicos das turmas de Anestesiologia; Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Cirurgia Geral; Cirurgia Pediátrica; Clínica Médica; Endoscopia Ginecológica; Oftalmologia; Otorrinolaringologia; Urologia; Geriatria; Ginecologia e Obstetrícia; Mastologia; Neurologia Pediátrica; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria; Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
A noite também foi marcada pela certificação dos profissionais formados na Residência Multiprofissional, além da conclusão do internato dos médicos estagiários e a finalização do Fellowship – programa de complementação especializada voltado a médicos interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em subespecialidades.
Destacando a importância da formatura como fechamento de um ciclo, Maria Rita Pontes ressaltou a importância de unir o conhecimento técnico profissional ao lado humano que acolhe e cuida. “Nesse período em que conduziram com os seus receptores, além dos ensinamentos teóricos e práticos, vocês compartilharam o que existe de mais precioso em nossa instituição: os nossos valores comuns, o jeito Dulce de pensar, ser e agir”, declarou emocionada aos formandos.
Além da superintendente, estiveram presentes o assessor de Ensino e Pesquisa, Sandro Barral; a religiosa e assessora de Cultura Organizacional e Humanização, Irmã Maiara Santos; o coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), Helissandro Andrade; o gestor de saúde, André Fraife; o líder médico, Pablo Melo; e preceptores das Obras Sociais Irmã Dulce.
O Amar e Servir – “Vocês renovam dentro de nós o real sentido da missão das Obras Sociais e nos fazem acreditar que as sementes que um dia foram lançadas no galinheiro continuam dando frutos e transformando vidas”, disse a Irmã Maiara Santos em discurso que abriu a noite de celebração – relembrando o papel dos profissionais na perpetuação do legado e dos valores semeados pelo Anjo Bom.
O assessor de Ensino e Pesquisa, Sandro Barral, comemorou a formação dos novos residentes: “é motivo de muita alegria formar pessoas qualificadas e preparadas para o mercado de trabalho. Muitos são de outras cidades e estados e é muito bom saber que estamos formando profissionais especializados para acolher a quem precisa”, celebrou.
Hoje, a OSID conta com Programas de Residências Médicas em 20 especialidades e Residências Multiprofissionais geridas pela área de Ensino e Pesquisa da instituição desde 1970 e que fizeram das Obras Sociais uma referência no Estado. “Eu sou natural de Juazeiro, norte da Bahia, e cursar a residência aqui era um sonho, pois vemos a diferença que a instituição faz na vida das pessoas”, conta Caio César Fiusa, recém-formado em Anestesiologia.
O mesmo sonho foi compartilhado pela médica urologista Emily Ricaldi, que foi estagiária na OSID e retornou ao complexo hospitalar como residente. “Estar aqui como interna foi uma experiência tão transformadora, que eu decidi que retornaria. Foi uma caminhada desafiadora, mas ao mesmo tempo em que nos exigia esforço, recebíamos o dobro de gratidão. Aqui, o Amar e Servir é real”, afirma.