Manhã de reencontros e de muitas emoções na entrega dos certificados do Prêmio Criação SUS, iniciativa inédita que reconhece casos de sucesso implantados nas instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil. A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), o Hospital Leonardo da Vinci (HELV) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará e geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), foram ganhadoras do prêmio e agraciadas com os certificados.
Na cerimônia de entrega realizada na CCC, o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu, informou que foram mais de 400 inscritos no Prêmio e comentou sobre a rigidez na escolha dos premiados. “Nenhuma instituição teve mais trabalhos contemplados que o ISGH”, parabenizou.
A diretora-presidente do ISGH, Virginia Silveira, reforçou a importância do prêmio, o qual valoriza o trabalho de todos os profissionais, que integram as equipes das unidades. “É muito importante esse reconhecimento e união entre as unidades, promovendo um maior fortalecimento do trabalho em conjunto”.
Após a fala dos presidentes, foi a vez dos diretores das unidades premiadas expressarem seus sentimentos com a conquista. “Isso mostra que o nosso trabalho está sendo visto e que temos muitos resultados para mostrar”, disse a diretora da CCC, Ursula Wille Campos.
“Foi uma grata surpresa, nossa unidade foi a única que teve um profissional da Engenharia apresentando projeto, que inclusive é recente e será possível replicar em outras unidades”, reforçou Rafaela Neres, diretora administrativa do HELV.
“Tivemos a revisão de mais de 600 prontuários para fortalecer o protocolo de infarto nas UPAs, que foi o projeto premiado. Esse protocolo está impactando a vida de muitas pessoas não só daqui, mas de outros locais e servirá de inspiração para outras unidades”, concluiu Patrícia Santana, diretora-geral das UPAs geridas pelo ISGH.
Relembre os prêmios das unidades
A Casa de Cuidados do Ceará recebeu o primeiro lugar no Prêmio CriaAção SUS 2023, na categoria Atenção Especializada, com o trabalho “Implantação de uma unidade de transição de cuidados para desospitalização segura com foco na reabilitação e nos cuidados paliativos”.
A equipe das UPAs ficou em terceiro lugar na categoria Pré-hospitalar com o projeto intitulado “Tecnologia do cuidado para melhoria da assistência em unidades de pronto atendimento: reformulação do protocolo de infarto agudo do miocárdio”.
O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) também ficou em terceiro lugar, concorrendo na categoria Atenção Hospitalar exclusivo SUS, com o projeto “Monitoramento de sistemas críticos em hospital terciário”. A iniciativa monitora em tempo real, por meio de microcontroladores, sensores de pressão digital e sensores de medição de ar ambiental, parâmetros críticos como qualidade do ar, pressão de gases medicinais e outros fatores ambientais vitais para a saúde dos pacientes.
Saiba mais sobre o Prêmio Criação SUS 2023
O Prêmio CriAção SUS 2023 é uma iniciativa inédita que reconhece os casos de sucesso implantados nas instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil, e incentiva a implantação de novas tecnologias e de soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento e o fortalecimento do SUS.
Em sua primeira edição, recebeu 391 inscrições provenientes de todo o país. Dessas inscrições, 199 trabalhos foram considerados aptos para avaliação da banca e apenas 15 foram selecionados para disputar o prêmio final, distribuídos em cinco categorias. A premiação, que conta com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Instituto Ética Saúde, vai pagar R$10 mil para cada um dos cinco autores dos projetos vencedores